Ressurgências o que são?

Ressurgência

Quando as correntes marinhas mais profundas e de temperatura fria ascendem para a superfície dos oceanos ocorre o fenômeno oceanográfico da ressurgência, também chamado de afloramento(upwelling em inglês).

image001
image002

Como ocorre a ressurgência?

O fenómeno da ressurgência ocorre especialmente em algumas regiões costeiras e dá -se quando as águas frias e profundas (em geral, com profundidades inferiores a 200 metros) sobem para as áreas mais quentes e rasas dos oceanos.

Embora seja resultado da soma de vários factores, o deslocamento de massas de água pelo vento é um dos principais elementos que provoca o fenómeno da ressurgência. Vejamos:

  1. Os ventos constantes, juntamente com o efeito Coriolis (resultante do movimento de rotação da Terra) afastam grandes volumes de água superficial da costa.
  2. Em movimento e sentido oposto, correntes subjacentes – que até então circulavam em maior profundidade – ascendem à superfície.
  3. Como as águas mais profundas e frias são ricas em nutrientes, elas estimulam o desenvolvimento de fitoplâncton, que serve de alimento aos pequenos organismos e peixes, que por sua vez, servirão de alimento aos peixes maiores e assim sucessivamente.
image003
image004

Fitoplâncton, ressurgência e piscosidade

Fitoplâncton é o conjunto de organismos aquáticos microscópicos que vivem em suspensão nas águas doces e oceânicas. Esses microrganismos, assim como as plantas das terras emersas, possuem a capacidade de realizar fotossíntese, quando submetidos à condições específicas.

Situados na base da cadeia alimentar dos ecossistemas aquáticos, os fitoplânctons servem de alimento aos peixes e animais maiores, constituindo-se assim, em fundamental elemento para a manutenção da vida aquática.

Nas regiões onde o fenómeno da ressurgência ocorre, o afloramento de águas profundas cheias de fitoplâncton e outros nutrientes, propiciam significativa elevação na quantidade de peixes e outros organismos marinhos, como crustáceos, por exemplo.

Onde ocorre a ressurgência?

As principais áreas de ressurgência costeira mundial estão situadas nas costas do Peru (América do Sul) e Califórnia (Estados Unidos – América do Norte), no litoral do continente africano: numa área que se estende, do Marrocos ao Senegal, na região do Cabo no Oceano Atlântico e na costa da Somália no Oceano Índico, além do leste da Nova Zelândia na Oceânia e o Mar Arábico no continente asiático, entre outros.

No Brasil, a área de ressurgência mais conhecida e estudada é da região de Cabo Frio, no estado do Rio de Janeiro. Como nas demais áreas do globo onde este fenômeno ocorre, a produtividade de pescado em ambiente de ressurgência é significativamente distinta das demais regiões do planeta. Nestes locais, uma abundância de nutrientes é disponibilizada na superfície da água possibilitando uma maior quantidade de alimento ao pescado e consequente riqueza de biodiversidade marinha.

As áreas em que o fenómeno ocorre com maior intensidade, são as da faixa litoral ocidental dos continentes, aproximadamente, entre 10º e 30º de latitude. Não por acaso, nas áreas em que ocorre o fenómeno – embora pequenas em relação à imensidão dos oceanos – são a fonte de quase metade de todo o pescado extraído nos oceanos todos os anos.

1240543Fig 1
image006

GUYOT

É um monte submarino, de topo aplainado, de origem vulcânica, que se erguem da planície abissal. Os guyots tem evidências de terem estado acima do nível do mar, com gradual subsidência, passando pelo estágio de uma ilha com recife de barreira, depois de uma ilha de recife anelar (atol) até se transformar em um monte de topo achatado totalmente submerso, podendo estar a considerável profundidade, assumindo localizações várias, em função da respectiva configuração.

São comuns no Oceano Pacífico sendo considerados como antigos vulcões. Foram identificados por Harry Hess através de sonar durante a Segunda Guerra Mundial. Hess interpretou os guyots como sendo ilhas vulcânicas cujos topos foram aplainados pela erosão marinha, com a posterior subsidência. Com esta interpretação foram usados como evidências para a formulação da Teoria de Tectônica de Placas.

O nome guyot foi dado em homenagem ao geógrafo Arnold Henry Guyot.

image009

SUBSIDÊNCIA

Em geologia, geografia e topografia subsidência refere-se ao movimento de uma superfície (geralmente a superfície da Terra) à medida que ela se desloca para baixo relativamente a um nível de referência, como seja o nível médio do mar. O oposto de subsidência é o levantamento tectónico, que resulta num aumento da elevação. Em meteorologia e climatologia o termo é aplicado ao movimento descendente de massas de ar.

image007
image008

Jorge M. G. De Almeida Santos /Comandante de Marinha


by

Tags:

Comments

Uma resposta a “Ressurgências o que são?”

  1. Avatar de Mafa
    Mafa

    Muito giro e é sempre bom explorar novos assuntos que não se falam no nosso dia a dia 😘

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.